Este blog tem como objectivo levar a cabo o que indica o título - um passeio pela Matemática. Dar a conhecer a sua História, as suas leis, as suas personagens e curiosidades, enfim divulgar esta Ciência que, como disse Victor Duruy, é a chave de ouro com que podemos abrir todas as ciências.

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Os Mitos da Matemática


«No livro “ O Gene da Matemática” escrito por Keith Devlin, no capítulo 4 intulado de “ O que é a Matemática?” Ele afirma o fato de que para a maioria das pessoas, matemática é apenas fazer cálculos com números. Num esforço de combater esse mito ele enumera uma lista de mitos existentes em relação a matemática e a partir daí coloca a “mão na massa” para derrubar cada um deles. A primeira tentativa dele de derrubar cada uma dos mitos está entre parêntese. Nos capítulos seguintes ele vai desmitificando essa ideia que a maioria das pessoas tem em relação a matemática. Para essa postagem nos restringimos apenas a lista que ele organizou:

1 - Os matemáticos têm uma boa cabeça para os números. ( Alguns têm, outros não.)

2 - Os matemáticos gostam de somar longas colunas de números, de cabeça. (É claro que ninguém gosta disso.)

3 - Os matemáticos acham fácil controlar os canhotos de seu talão de cheques. (Eu, por exemplo, não acho.)

4 - Os matemáticos se comprazem em resolver, simultaneamente, dez equações lineares de dez incógnitas. De cabeça. (Eu realmente gostava desses desafios quando estava no curso de ensino médio, mas depois cansei.)

5 - Todos os alunos de matemática na universidade tornam-se professores de matemática oucontadores, quando terminam o curso. (Alguns sim, mas outros vão fazer outras coisas.)

6 - Os matemáticos não são criativos. (Se acredita nisso, você com certeza não sabe de que trata a matemática.)

7 - Não há uma coisa chamada beleza em matemática. (Ignorante!)

8 - A matemática é previsível. Bastar seguir regras precisas. (Como música, teatro, escultura, pintura, literatura, xadrex e futebol?)

9 - Em matemática, há sempre uma resposta certa. (E ela está no final do livro-texto.)»


Via Fichário da Matemática

Sem comentários: